Nova data para prova Encceja em 2021, e nova data para consultar local da prova

Nova data para prova Encceja em 2021, e nova data para consultar local da prova

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020 foi adiado para o dia 29 de agosto de 2021. Inicialmente agendado para dia 25 de abril, o exame foi adiado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em decorrência da alta de casos de Covid-19 na maioria dos estados brasileiros.

Com o Encceja adiado, o participante que não concluiu os estudos na idade correta e quer obter a certificação do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio tem mais tempo para se preparar para o exame, com materiais de estudos elaborados pelo Inep. O Instituto disponibilizou quatro Livros do Estudante, um para cada área de conhecimento, divididos em Ensino Médio e Ensino Fundamental.

Clique aqui para conferir os materiais de estudo para o Encceja 2020, que será realizado em 2021.

Horário das provas do Encceja

No dia 29 de agosto, duas provas serão aplicadas pela manhã (Ciências da Natureza e Matemática) e duas provas, mais a redação, serão aplicadas à tarde (Ciências Humanas, Linguagens e Redação). Veja abaixo os horários das provas do Encceja 2020:

Manhã
Abertura dos portões 8h
Fechamento dos portões 8h45
Início das provas 9h
Término das provas 13h

Tarde
Abertura dos portões 14h30
Fechamento dos portões 15h15
Início das provas 15h30
Término das provas 20h30

Como serão as provas do exame

O Encceja é composto por quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma redação. A nota mínima exigida é de 100 pontos nas provas objetivas e de 5 pontos na redação.

Para a certificação do Ensino fundamental, o participante é avaliado em Ciências Naturais, Matemática, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira moderna, Artes, Educação Física, Redação, História e Geografia.

Para o Ensino Médio, as áreas avaliadas são Ciências da Natureza e suas tecnologias; Matemática e suas tecnologias; Linguagens, códigos e suas tecnologias e redação, e Ciências Humanas e suas tecnologias.

Cartão de confirmação de inscrição

Quem se inscreveu no Encceja deve acompanhar a situação de sua inscrição no site do Inep para obter seu cartão de confirmação, que será divulgado em data a ser definida pelo Instituto. O Cartão informará o número de inscrição, a data, hora e local de realização das provas, as áreas de conhecimento e o nível de ensino, além da solicitação de Atendimento Especializado ou Tratamento pelo Nome Social, se for o caso.

Não será confirmada a inscrição do participante que:

  • Não justificou sua ausência em Encceja anterior;
  • Não teve sua solicitação de justificativa de ausência aprovada,
  • Não tenha efetuado o ressarcimento até o dia 27 de janeiro de 2021, respeitados os horários de compensação bancária

Local da prova do Encceja

O local de prova será informado no cartão de confirmação de inscrição no Encceja, que será divulgado no site do Inep em data a ser definida. O Encceja será aplicado no Distrito Federal e em todos os estados brasileiros, nos municípios indicados pelo edital.

Documentos para levar no dia do exame

Para realizar a prova, o participante deverá apresentar via original de documento oficial com foto. Serão aceitos os seguintes documentos para identificação:

  • Carteira de Identidade;
  • Carteira Nacional de Habilitação;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social emitida após 27 de janeiro de 1997;
  • Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiados;
  • Carteira de Registro Nacional Migratório;
  • Documento Provisório de Registro Nacional Migratório;
  • identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenha validade como documento de identidade,
  • Passaporte

Medidas contra a Covid-19

Para garantir a segurança de todos os participantes, será obrigatório o uso de máscara em todo o período de aplicação do Encceja. Será permitido que o participante leve máscara reserva para trocar durante a prova.