Institucional

Centro de Educação de jovens e Adultos
CEJA Professor Moreira Campos

CEJA Prof. Moreira Campos

A LDB prevê que a Educação de Jovens e Adultos (EJA) deverá ser destinada aqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental ou médio na idade própria e que os sistemas de ensino assegurarão gratuitamente oportunidades educacionais apropriadas, consideradas as características do alunado, seus interesses, condições de vida e de trabalho, mediante cursos e exames (art 37 §1º, 2º e 3º).

Nesse contexto, o CEJA Prof. Moreira Campos se insere como escola que permite a participação de todos nos processos decisórios e formativos, sendo assim, uma micro-propulsora da democracia, portanto deseja construir ou pelo menos contribuir para a construção de uma sociedade onde jovens e adultos, independentes do gênero, raça, idade e condição social, sintam-se integrados e comprometidos com as transformações políticas e sociais, desejando formar pessoas que considerem e respeitem a diversidade cultural em que vivemos, e que sejam promotoras e propagadoras de uma sociedade mais humana, justa e solidária.

O CEJA Prof. Moreira Campos foi criado pelo decreto 25.768 de 10/02/2000, publicado no DOE de 14/02/2000 com o slogan: “Nossa força é atuarmos juntos”, tem sua sede atual na Rua Júlio Braga, 101 B – Bairro Parangaba, Fortaleza-CE, Cep: 60720 – 640, código do MEC 23225653, é uma instituição de Direito Público Estadual, tendo como Entidade Mantenedora o Governo do Estado de Ceará, através da Secretaria da Educação Básica.

O CEJA iniciou suas atividades pedagógicas em 12 de abril de 1999 com o objetivo de atender a comunidade no bairro da Parangaba e adjacências, funcionando inicialmente nos turnos tarde e noite com um número de 978 alunos na sede do antigo Colégio Santa Cruz, locada pela SEDUC. Como o Prédio não era próprio, em agosto de 2000, transferiu-se para o bairro do Montese, situado a Rua Romeu Martins permanecendo lá até o final de 2006. Finalmente em uma sede própria, com prédio patrimonial, o CEJA Prof. Moreira Campos instala-se precisamente em novembro de 2006 em sua sede atual, com uma estrutura física melhor, porém ainda distante do ideal.

Com a mudança de endereço e, consequentemente do bairro da Parangaba para o Montese, foi tomada a iniciativa de escolher um nome para o CEJA de modo a sedimentar seu papel na comunidade onde presta serviços. A escolha foi feita democraticamente pela comunidade escolar (Professores, Alunos e Funcionários) entre os nomes de três educadores apontados: Prof. Moreira Campos da UFC; Profa. Maria Vania Neves da SEDUC/UECE e a Profa. Verônica Gonçalves da SEDUC/UECE, o escolhido através de voto secreto foi o do Prof. Moreira Campos.

O Centro de Educação de Jovens e Adultos Professor Moreira Campos presta serviços educacionais para a sociedade, de forma gratuita e pública, com a finalidade de ensejar a aplicação dos conhecimentos adquiridos, permitindo o desenvolvimento da cognição e das habilidades técnico-científicas, aprimorando a qualificação para o mundo do trabalho e adequando os programas e metodologias ao aluno, considerando as suas características, seus interesses, condições de vida e de trabalho.